Embora o aço inox tenha durabilidade acima de outros materiais utilizados em projetos arquitetônicos e de design de interiores, é importante saber como conservá-lo ainda mais, ou mesmo dar a manutenção adequada, evitando manchas e corrosão em geral. A Ferreira Ulhoa, especialista em artefatos de aço inox, apresenta para você algumas dicas de como conservar ainda mais o brilho do inox da sua casa:
LIMPEZA INICIAL
- Respingos de massa e cimento: limpar com solução de ácido fosfórico, enxaguar com água limpa e secar.
- Produtos removedores de massa ou ácido clorídrico: evite o contato com o Inox. Em caso de acidentes, enxaguar rapidamente com água limpa em abundância.
- Partículas de limalha de aço: as partículas podem ser ocasionadas por soldagens furações, esmerilhamento, andaimes, etc. Você deve lavar com água, sabão e buchas de naylon imediatamente após o contato.
- Corrosão localizada: tratamentos à base de decapagem ácida ou retificação mecânica.
LIMPEZA DE MANUTENÇÃO
- Marcas de dedos: para prevenção, aplicar óleo mineral para bebês na superfície. Para limpeza, água e sabão ou detergente suave ou, ainda, produtos de limpeza para inox em spray.
- Conservação de Inox com acabamento espelho: produtos de limpeza para vidros (sem cloreto).
- Manchas d’água: lavar com água limpa e secar bem com pano macio e seco.
- Manchas de óleo e graxa: produtos à base de álcool (álcool isopropílico e acetona). Remover os vestígios com solvente, limpando várias vezes com pano suave e bem limpo. Cuidado para não espalhar as manchas.
- Tintas e pichações: removedores de tintas alcalinos ou à base de solvente. Nunca use raspadores ou facas para não arranhar o Inox.
- Sujeiras abrangentes, resistentes e de difícil identificação: usar polidor de metal para peças cromadas ou polidor para pintura automotiva.
PRODUTOS QUE NUNCA DEVEM SER UTILIZADOS PARA A LIMPEZA DO SEU AÇO INOX
- Ácido clorídrico, conhecido popularmente como ácido muriático, nunca deve ser usado na superfície do Inox.
- Alvejantes são produtos clorados e prejudiciais ao Inox e devem ser evitados.
- Polidores de prataria são abrasivos e podem arranhar o Inox.
- Buchas abrasivas ou palha de aço além de riscarem a superfície, como dito anteriormente, podem gerar depósitos de aço carbono na superfície, o que poderá causar pontos de corrosão.
Fonte: https://www.abinox.org.br/