O Aço inox pode ser considerado um dos materiais mais utilizados na atualidade. As aplicações do Aço inox na construção civil são inúmeras e a sua escolha não é mero acaso: ele apresenta um grande número de vantagens se comparado a outras ligas de Aço.
Para quem está em fase de concepção de projeto, incluir esse material na fachada ou no acabamento interno é uma garantia de apresentar obras com durabilidade, custo acessível e qualidade estética. Nesse artigo, conheceremos algumas vantagens de usar o Aço inox na construção civil.
1. É um material de alta durabilidade
O Aço inox é um material com resistência igual e, em alguns casos, até mesmo superior à de ligas de Aço comuns. Além disso, trata-se de um material resistente à corrosão, o que o torna uma ótima alternativa também para ambientes externos.
A composição química do Aço inox varia de acordo com a sua necessidade de uso. A quantidade de cromo na ligação com o ferro, além da aplicação de outros componentes químicos podem representar ligas mais ou menos resistentes. Os tipos mais conhecidos de Aço inox são o 304, 304L, 316, 316L, 410 e o 420.
2. Facilidade de limpeza
Por suas características, o Aço inox é um material considerado de fácil limpeza. Isso é possível graças à sua baixa rugosidade superficial. Some-se a isso o fato de que ele é praticamente imune a materiais abrasivos e o resultado é um material de escolha recorrente em locais que necessitam de controles mais rígidos de higiene.
Hospitais, clínicas e restaurantes, por exemplo, usam e abusam do Aço inox como forma de minimizar os riscos de contaminação e facilitar a limpeza rápida e diária. Fora da construção civil também encontramos o Aço inox no transporte público, como ônibus, trens e metrôs.
3. Esteticamente é considerado moderno
Em termos de design e visual, o Aço inox é frequentemente escolhido por arquitetos, engenheiros e empreendedores que queiram transmitir modernidade em suas obras. Por sua versatilidade, ele combina com diferentes cores e estilo, tornando-se uma espécie de “curinga” em suas obras.
O Aço inox transmite ainda uma sensação de leveza aos ambientes, podendo servir também como um elemento para denotar prestígio e futurismo. Tanto obras complexas quanto acabamentos internos mais simples podem se beneficiar igualmente desse material.
4. É resistente a variações térmicas
A temperatura ambiente não é necessariamente uma preocupação para quem utiliza peças em Aço inox na construção. Isso porque ele é capaz de suportar bem tanto temperaturas baixíssimas quanto condições climáticas quentes. Mesmo locais em que há variações bruscas de temperatura não impactam o Aço inox.
Por essa razão, o material é sempre uma das primeiras escolhas quando se trata de ambientes e estruturas com condições climáticas estáveis. Fora da construção civil, podemos exemplificar bem isso: o Aço inox é utilizado tanto em fornos quanto em freezers, mostrando toda a sua versatilidade.
5. Maleabilidade e conformação
Chamamos de conformação um processo mecânico pelo qual obtemos peças a partir da compressão de metais. O Aço inox é um dos elementos que melhor se adaptam a esse processo, sendo flexível e maleável o suficiente para que engenheiros e arquitetos possam explorar múltiplas formas.
É por essa razão que podemos encontrar Aço inoxidável em fachadas, coberturas, janelas, portas, corrimãos, guarda-copos, revestimentos, pisos, azulejos, pias e até mesmo coberturas. Por ser um elemento tão personalizável a procura por ele é alta, o que reduziu seu custo ao longo dos anos.
Fonte: https://steelgroup.com.br/